top of page

Ao comemorar 50 anos, assim como o festival folclórico de Parintins, a maior emissora de televisão do Brasil, a Rede Globo, está disposta a firmar parceria com os bumbás Caprichoso e Garantido na grade de programação nacional. Apesar da TV A Crítica de Manaus, da Rede Calderaro de Comunicação (RCC), afiliada da Record, ser a detentora dos direitos de transmissão do festival de Parintins, a número um do país lançou a proposta de trabalhar o produto cultural nos programas.
O presidente do Boi Caprichoso, Joilto Azêdo, revelou que há cerca de três semanas foi convidado pelo diretor da Rede Amazônica, Felipe Daou Júnior, a participar de uma reunião em Manaus, junto com o presidente do Boi Garantido, Adelson Albuquerque. “O interesse deles é muito grande. Eles não querem exclusividade, até porque, antes, colocamos que temos um contrato de quatro anos com a Rede Calderaro de Comunicação. É um parceiro muito bom e divulga o festival, mas a Globo é a Globo”, comentou o presidente azulado.
Por meio de Felipe Daou Júnior, a Globo informou aos presidentes dos bumbás não ter uma grade específica para transmitir o festival de Parintins, mas tem inúmeras opções para divulgar a festa protagonizada por Caprichoso e Garantido. “Esquenta, no Luciano Hulk, na Globo News, entre outros programas”, disse Joilto Azêdo. A notícia foi levada imediatamente pelos presidentes dos bois ao diretor-presidente da TV A Crítica, Dissica Calderaro.
À Dissica Calderaro, Joilto Azêdo e Adelson Albuquerque mostraram o interesse que todos participassem da divulgação da festa, porque depende da RCC. Depois desse encontro, os presidentes voltaram a conversar com Felipe Daou Júnior. Ambos os diretores das principais emissoras de TV do Amazonas ficaram de marcar encontro e agendar. “O Felipe Daou Júnior falou que pela primeira vez a Globo quer fazer a minuta desse contrato diretamente com os bois”, frisou Azêdo.
Entre os pontos destacados por Felipe Daou Júnior, segundo Joilto Azêdo, a Globo diz às afiliadas nos estados brasileiros para entrarem e começarem a fazer o trabalho onde exista um produto bom. “Se não der lucro, a Globo abandono. Se der lucro, depois de cinco, seis, sete anos, a emissora assume. O Felipe Daou Júnior, dizia, que por incrível que pareça, a Globo quer fazer essa minuta desse contrato. No momento, a emissora não tem um valor financeiro, mas quer ajudar na mídia e posteriormente fazer negociação”, ressaltou Joilto.
As duas empresas de comunicação do Amazonas ficaram de conversar. “Nós gostaríamos muito que houvesse esse entendimento”, apelou o presidente do Caprichoso. Segundo o deputado Bi Garcia (PSDB), o interessante é que o diretor da Rede Amazônica, Felipe Daou Júnior, é o porta-voz da Rede Globo, com sede no Rio de Janeiro, emissora interessada em divulgar e fazer notícias sobre o festival de Parintins.
Direitos de transmissão O contrato da TV A Crítica com os bois de Parintins se estende até 2017, depois da saída da Rede Bandeirantes que transmitiu o festival de 2008 a 2012. Em 2013, o Boi Caprichoso assinou contrato com a Rede Amazônica, afiliada da Globo no Amazonas, no qual teria inserção em rede nacional, caso o Garantido também fechasse o acordo. Porém, houve divergência, pois o Garantido logo depois assinou com a TV A Crítica e recebeu aporte de R$ 600 mil.
No ano do centenário dos bumbás de Parintins, pela primeira vez, a rivalidade se estendeu ao campo da transmissão, porque os presidentes da época divergiam de opinião a respeito de emissora para mostrar o espetáculo de boi-bumbá. No início do ano de 2013, os presidentes dos bois, acompanhados por Felipe Daou Júnior, estiveram reunidos com diretores da Globo no Projac no Rio de Janeiro onde fecharam pré-acordo.
Para surpresa de todos, o então presidente do Garantido, Telo Pinto, resolveu tomar decisão própria e caminhou em sentido oposto ao estabelecido ao lado da presidente do Caprichoso, Márcia Baranda, por conta da oferta financeira irrecusável da TV A Crítica, porque tenha justificativa de dívidas a pagar. No final das contas, com a queda de braço entre os bois, a transmissão do festival retornava ao âmbito regional, depois de cinco anos em rede nacional na Band. Ao assumir a gestão do Caprichoso, Joilto Azêdo tomou a medida de fazer distrato do contrato com a Rede Amazônica, pois entendia a importância dos bumbás serem transmitidos apenas por uma emissora. Como contrapartida, além do repasse financeiro de R$ 600 mil, a TV A Crítica, já com os direitos exclusivos de transmissão do festival, conseguiu encaixar Caprichoso e Garantido no início do mês de junho de 2014 no programa “Hoje em dia” da Record.

Via: ReporterParintins

GLOBO ARTICULA PARCERIA COM REDE CALDERARO (RCC) PARA FORTALECER A DIVULGAÇÃO DO FESTIVAL FOLCLÓRICO DE PARINTINS

CAPRICHOSO E GARANTIDO RECEBEM MATERIAIS PARA MONTAGEM DE ESTRUTURAS ALEGORICAS

BOI GARANTIDO

 

A primeira remessa de materiaisa serem utilizados na preparação das estruturas alegóricas do Boi Garantido no Festival Folclórico 2015 chegou a Parintins, na manhã de segunda-feira, 13 de abril. A bolsa atracou no porto da Cidade Garantido tomada de peças metálicas, de todos os formatos e bitolas para o início da montagem das estruturas dos módulos alegóricos.

 

Um grupo de trabalhadores, coordenados pelos artistas de ponta, realizou o descarregamento do material. Pedro Carneiro, soldador há 30 anos na equipe do artista Wandir Santos, disse que um dos pontos importantes na administração de Adelson Albuquerque e Fábio Cardoso, tem sido a união. Pedro será um dos responsáveis para a confecção da alegoria que compõe a Figura Típica Regional. “Desde o recebimento do material até a finalização dos trabalhos as equipes estão unidas”, disse Pedro.

 

De acordo com o presidente do Garantido Adelson Albuquerque, um planejamento foi montado para cumprir os trabalhos de galpão dentro do prazo planejado, iniciando com o trabalho de montagem metálica das alegorias. “Todos os materiais necessários e que foram solicitados pela Comissão de Artes foram comprados, sendo que recebemos a primeira etapa”, ressaltou Adelson. 

 

O vice-presidente Fábio Cardoso ressalta o trabalho harmônico entre as equipes de galpão e demais setores do bumbá. Ele cita que uma das marcas do projeto de arena “Vida 2015” é o empenho coletivo e a união de todos. “Prova disso é o compromisso que todos os operários da arte defendem. São ele que vão atuar nos galpões. Isso é ser Garantido e vamos rumo ao tricampeonato”, frisou Cardoso.

 

Os trabalhos de desembarque do material foram coordenados pelos membros da Comissão de Artes Roberto Reis, Marialvo Brandão, Ricardo Pegueite e Neudson Correa, além dos artistas de ponta Rogério Azevedo, Zilckson Reis, Wandir Santos, Júnior Feijó, Ito Teixeira, Jonathas Marinho, Amarildo Teixeira, Francinaldo Guerreiro, Antônio Cansanção, Jairzinho Mendes, Sorin Sena e Pingo de Souza. “Fazemos questão de acompanhar os integrantes da equipe para o recebimento do material”, disse o artista Zilckson. 

 

Outro artista importante na caminhada rumo ao tricampeonato, Marialvo Brandão, disse que a presidência tem disponibilizado toda a estrutura para a preparação do projeto de arena. “Até o final da semana a diretoria fará a entrega de todo o material solicitado para a preparação do boi de arena. Material novo, temos quase que 100 %”, disse Brandão, ressaltando que os trabalhadores já receberam os equipamentos de proteção individual (EPIs), que é uma exigência do Ministério do Trabalho. 

 

Texto: Marcondes Maciel – Fotos: Igor de Souza

 

 

 

BOI CAPRICHOSO

 

Caprichoso desembarca materiais para execução do projeto boi de arena

Vinte e uma tonelada de ferro, além de duzentos blocos de isopor, são descarregados pelo Boi-Bumbá Caprichoso para construção das estruturas alegóricas do projeto de arena 2015 “Amazônia”. A primeira remessa de isopor começou a chegar a Parintins sábado, dia 18. Nesta segunda-feira, 20, uma balsa aportou na cidade com o carregamento de ferro para desembarque e transporte até o “Galpão das Artes Mestre Jair Mendes”.

 

Os materiais atendem às necessidades dos artistas plásticos concentrados nos galpões de alegorias do Caprichoso desde o dia 23 de março. “Isso é um planejamento que foi feito há mais de 20 dias. Parte dos materiais já se encontra em Parintins e será entregue aos artistas. Acompanhamos tudo o que o galpão precisa. Esse é o começo de um trabalho que será concluído até uma semana antes do festival”, afirma o presidente do Caprichoso, Joilto Azêdo.

No galpão, o presidente assegura que os trabalhos dos 16 artistas estão bem adiantados e a todo vapor, porque o Conselho de Artes desenvolveu um plano de organização das bases alegóricas. O diretor administrativo do Caprichoso, Elias Michiles, informa que a compra de materiais de montagem das alegorias acontecerá de acordo com a demanda dos artistas plásticos.

Fotos: Pitter Freitas

GARANTIDO DEFINE PROGRAMAÇÃO DA TRADICIONAL FESTA DA ALVORADA 2015

A diretoria do Boi Garantido reuniu na tarde de quinta-feira, 23, na sala da presidência, com todos os segmentos envolvidos na organização e realização da tradicional Festa e Circuito Alvorada do Garantido, que acontece dia 30 de abril, para definir os últimos detalhes da programação que faz parte do calendário de eventos do município e até do estado. 

 

O encontro foi dirigido pelo vice-presidente Fábio Cardoso e contou com a participação de todos os diretores, Comissão de Artes, equipes de segurança, staff, sonorização, iluminação, assessorias de Imprensa e Eventos, coordenações de Batucada, Garantido Show, Comando Garantido, coordenação de itens individuais e coletivos. “É a soma do trabalho de todos os segmentos do Garantido que sempre resulta no sucesso de nossos eventos e a galera vermelha e branca pode esperar uma das maiores Alvoradas de todos os tempos”, ressaltou Fábio Cardoso. 

 

De acordo com a assessora de eventos do Garantido, Carla Garcia, a exemplo da festa de gravação do DVD Vida, a Festa da Alvorada vai contar com o funcionamento do arraial na área externa da Cidade Garantido, com apresentação de bandas e praça de alimentação, desde às 18h. 

 

A programação de palco inicia às 21h com a participação especial da cantora de toada Márcia Novo, às 22h Grupo Ajuri e 23h sobe ao palco a Banda Garantido para o show completo com Sebastião Júnior, Israel Paulain, Tony Medeiros, Batucada, Garantido Show, Comando Garantido, além dos itens Verena Ferreira (cunhã-poranga), Isabelle Nogueira (rainha do folclore), Daniela Tapajós (porta-estandarte), Ana Luisa Faria (sinhazinha da fazenda), André Nascimento (pajé) e o Boi Garantido com o tripa Denildo Piçanã. 

 

Circuito Alvorada

 

A diretoria definiu para às 00h:30m a saída da Alvorada da Cidade Garantido. O Circuito Garantido, como ficou conhecida a passeata da nação vermelha e branca, na madrugada de 30 de abril para o dia 1º de maio, segue pela estrada Odovaldo Novo até a avenida Lindolfo Monteverde onde fará uma parada para homenagear o criador do Garantido, mestre Lindolfo Monteverde, no curralzinho da Baixa do São José. 

 

O cortejo segue pela avenida Amazonas com a chegada, ao raiar do dia, na praça da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins. “No trio elétrico teremos a Banda Garantido, Banda Miscigenação, Sebastião Júnior, Israel Paulain, além dos toadeiros Gilson Matos, Caetano Medeiros, Alexandre Victor e Gester Júnior”, confirmou Carla Garcia. 

 

Carla Garcia informa que a Batucada seguirá posicionada em frente ao trio elétrico e na frente da passeata a torcida organizada Comando Garantido irá ‘puxar’ a multidão de torcedores encarnados. “Montamos um planejamento de organização também para os vendedores de cerveja em triciclos, com um credenciamento e posicionamento na lateral das ruas para evitar o atraso no percurso”, ressaltou Carla Garcia.

AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA MELHORIAS NO FESTIVAL DE PARINTNS

A Câmara de Parintins, juntamento com organizadores, governo e representantes das agremiações folclóricas, Boi bumbá Caprichoso e Boi Bumbá Garantido, se reúnem nesta quinta feira, 30 de abril, para debater em audiência pública as melhorias e ajustes do 50º Festival Folclórico que este ano será realizado nos dias 26,27 e 28 de junho.

Pontos como, turismo, infraestrutura da cidade e comércio, serão os principais assuntos abordados no dia, tendo como base as audiências de festivais anteriores.

A audiência é de grande importância e fortalece os interesses pelo festival, buscando soluções para que a cada ano Parintins cresça culturalmente e

Economicamente

"E UMA CACHAÇA PRA GENTE COMEMORAR"

 

 

"E uma cachaça pra gente comemorar", baseado nas novas toadas 2015, boi Garantido apresanta o mais novo item do portfólio de produtos oficiais do boi-bumbá, a cachaça Perreché, será lançado e comercializado, próxima quinta-feira (30), em Parintins, durante a festa da Alvorada. O lançamento da bebida em Manaus acontecerá no dia 7 de maio, na Cachaçaria do Dedé do Shopping Ponta Negra, parceira do bumbá encarnado, na produção da cachaça.

De acordo com Albia Neves, assessora de marketing do boi, para a produção da Perreché, a cachaçaria do Dedé disponibilizou seus fornecedores e conhecimentos na área para a produção da bebida. “Agradecemos ao proprietário da Cachaçaria do Dedé, senhor Rogério Perdiz, pelo apoio e empenho para que o produto fosse disponibilizado pela associação aos torcedores”, agradeceu.

O presidente do bumbá encarnado, Adelson Albuquerque, acredita que a bebida será um sucesso de vendas. “Não tenho dúvidas que o torcedor encarnado aprovará mais esse item do boi da Baixa”, assegurou.  Albuquerque completou que serão disponibilizadas para vendas apenas mil unidades, tornando o produto um item que colecionadores desse tipo de bebidas se interessarão em adquirir.

A Perreché, um dos produtos criados  para comemorar os cinquenta anos do festival folclórico de Parintins, é uma cachaça nobre tipo exportação. Foi envasada em Minas Gerais, após ter sido envelhecida em tonel de Amburana, madeira que durante o processo de envelhecimento transfere à bebida coloração, aroma e sabores peculiares. Inicialmenete serão disponibilizadas apenas 1.000 (um mil) unidades.

LANÇAMENTO CD "AMAZÔNIA" EM COMEMORAÇÃO AOS 50 ANOS DE FESTIVAL

Determinado a vencer o ‘festival dos festivais’, o Boi-Bumbá Caprichoso encerrou a semana azul com um grande show na noite de sábado, 25, para domingo, 26, no Curral Zeca Xibelão. A festa de lançamento do CD 2015 “Amazônia, com repertório de 20 toadas inéditas, marcou a arrancada do boi da estrela na testa rumo ao título dos 50 anos do Festival Folclórico de Parintins. O espetáculo azul e branco foi regido pelo canto forte da galera do início ao fim. 

Foi com as toadas “Tem folclore na floresta” e “Amazônia, nas Cores do Brasil” que os itens oficiais do bumbá se despediram da nação azulada presente no curral. O apresentador Arlindo Jr, o levantador de toadas, David Assayag, e o amo do boi, Jr Paulain, mostraram que estão muito fortes para derrotar os itens do boi contrário na arena, com muita interação ao longo do show. A sinhazinha da fazenda, Karyne Medeiros, demonstrou dança e leveza no bailado. 

A porta-estandarte, Jéssica Tavares, levantou a galera com garra ao erguer o pavilhão azul. A cunhã-poranga, Maria Azêdo, representou a força da mulher indígena. A rainha do folclore, Brena Dianná, reverenciou as manifestações culturais do país. As torcidas oficiais FAB e Raça Azul deram brilho ao espetáculo regido pelo ritmo cadenciado da Marujada de Guerra. Os grupos de dança CDC e Troup Caprichoso mais uma vez surpreenderam o público com coreografias. 

O vice-presidente do Boi Caprichoso e coordenador do Conselho de Artes, Rossy Amoedo, afirma que a festa foi preparada com carinho ao torcedor e ao povo de Parintins. “Viemos de um lançamento de CD na Ponta Negra e um belíssimo boi de rua. Curral cheio, casa lotada. Coisa que a nação azul e branca sabe fazer muito bem, comemorar e festejar esse produto maravilhoso. Esse CD ficará na história, nos últimos 10 anos, o melhor que o Caprichoso já teve”, considerou.

Noticias

AUDIÊNCIA PÚBLICA - FESTIVAL DE PARINTINS

Solenidade ocorreu após uma semana polêmica no mundo bovino

Em sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira, 30, a Câmara Municipal de Parintins discutiu questões relacionadas ao Festival Folclórico. A audiência pública contou com a presença de vereadores, diretoria dos bois Garantido e Caprichoso, Secretaria Municipal de Cultura, Delegacia Fluvial, empresas responsáveis pela logística da festa, associações e movimento ‘Pelo bem do Festival de Parintins’.

De acordo com a propositora da audiência pública, vereadora Vanessa Gonçalves (PROS), a sessão solene marca o início das discussões e participação ativa da Câmara juntamente com a população na busca de melhorias e revitalização do Festival. “Nós parintinenses temos que fazer alguma coisa. Nós precisamos resgatar toda a nossa cultura. Precisamos verificar de fato o que está dando errado para revertermos essa situação”, falou.

O advogado João Vinicius disse que um dos principais motivos para a criação do movimento ‘Pelo bem do Festival’ foi o pequeno número de visitantes em Parintins no Festival de 2014. “Nós que acompanhamos o Festival, durante esses anos todos, sempre vimos nossa cidade cheia e muito movimentada. Nos assustamos com o público que tivemos em 2014”, comentou.

Para o presidente da Associação de Artistas Plásticos de Parintins (AAPP), AldamirSateré, é necessário repensar a operacionalização e imagem do festival. “Nós precisamos lapidar o nosso festival e precisamos ser bons marqueteiros. Estamos nos digladiando por pouca coisa que sobra e é comercializado durante o festival”, completou.

Dentre os temas de discussão, enfatizou-se também na audiência a queda crescente no número de visitantes durante os três de festa, a falta de estrutura para receber o turista, a desvalorização do artista e o corte de recursos destinados ao festival.

Caprichoso define novos itens oficiais

Itens se apresentam já no ensaio desta sexta-feira no Curral Zeca Xibelão

A diretoria do Boi-Bumbá Caprichoso definiu na tarde desta sexta-feira, 1º de maio, Júnior Paulain para ser apresentador e o cantor Edmundo Oran como amo do boi. Os nomes foram anunciados oficialmente pelo presidente Joilto Azêdo na sala de reunião do Conselho de Artes.

Eles vão se apresentar no ensaio desta sexta-feira no Curral Zeca Xibelão. Júnior Paulain, 27 anos, tem experiência de nove anos de apresentador e um ano de amo do boi. Edmundo Oran, 28 anos, estréia na função de amo do boi, após 10 anos de carreira como cantor nos ensaios oficiais na Banda Canto Parintins.

Joilto Azêdo disse que a expectativa era muito grande por parte dos torcedores. “Como estamos a menos de 60 dias do festival folclórico, nós deveríamos logo definir os nomes, porque hoje, para as pessoas participarem dos itens do Caprichoso, precisam fazer um trabalho de preparação técnica”, afirmou.

O presidente ressaltou ainda o trabalho de preparação dos itens e que no momento da escolha pesou muito a experiência de ambos. “Júnior Paulain vai ter um trabalho redobrado. Edmundo Oran nasceu no Caprichoso e vamos prepará-lo para qualquer item que for preciso no futuro”, acrescentou.

Júnior Paulain agradeceu a oportunidade e a confiança depositada no trabalho. “Esse retorno sem dúvidas é um novo começo. Vou me entregar e morar em Parintins. Estarei no galpão, apresentarei o programa oficial de rádio e acompanharei todas as atividades. Dedicação total e foco a partir de agora”, declarou.

Para o estreante Edmundo Oran, o momento é de felicidade e a realização de um sonho. O novo amo do boi agradeceu a diretoria do Caprichoso, ao Conselho de Artes e a galera pelo apoio. “Estou muito feliz em fazer parte dos itens oficiais. Vou dá o máximo de mim e com certeza trazer a vitória”, pontuou.

 

Assessoria de Imprensa

bottom of page