top of page

 

Boi Caprichoso é o Campeão do 50º Festival Folclórico de Parintins

 

30 de Junho de 2015

 

Após uma apuração de votos tensa, o resultado do 50º Festival Folclórico de Parintins foi divulgado, na tarde desta segunda-feira (29). O boi-bumbá Caprichoso venceu a disputa com  1.254,3 pontos contra 1.241,8 pontos do Garantido.

A apuração foi realizada no Bumbódromo de Parintins, município a 369 km de Manaus, e contou com a presença dos presidentes e representantes dos dois bumbás.

Antes da contagem dos votos foram entregues os pedidos de impugnação. Um deles foi acatado. O bumbá vermelho e branco foi penalizado em um ponto por fazer apresentação com número de integrantes de tribos indígenas inferior ao exigido no dia 28.

Mesmo não tendo apresentado o ritual indígena na primeira noite, o Caprichoso recebeu notas 10 neste item. Nenhuma agremiação foi penalizada por exceder o tempo de apresentação.

Na primeira noite, o Caprichoso somou 417,4 pontos e, o Garantido, 413,9. O Caprichoso recebeu 418,3 pontos e garantido 416,5 na segunda noite de apresentação.

Mesmo antes do anúncio da vitória, torcedores se dirigiram ao Curral Zeca Xibelão para comemorar a vitória do Caprichoso, que apresentou o espetáculo "Amazônia" durante os três dias de disputa.

De acordo com a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom),  cerca de 60 mil turistas tenham visitado a ilha nos três dias da festa.

 

Bumbás se preparam para Festival de 2016 com o anúncio dos temas neste fim de semana

 

02 de Setembro de 2015O primeiro a anunciar o seu tema, será o Boi Garantido. A confirmação veio pela assessoria de imprensa do bumbá. A diretoria do boi Garantido anuncia o tema do projeto de arena para o festival de folclórico 2016 nesta sexta-feira, dia 4 de setembro, a partir das 21h, no curral Lindolfo Monteverde, da Cidade Garantido. Na oportunidade será feito também o lançamento do edital de toadas para a temporada 2016.

Na ocasião do lançamento será apresentado um show folclórico para os sócios e torcedores com Batucada, Garantido Show e itens oficiais. O evento dará o ponta pé inicial para as atividades do bumbá visando as apresentações na arena do Bumbódromo.

O presidente Adelson Albuquerque disse que com isso os compositores terão bastante tempo para produzir suas obras de acordo com a temática central e os subtemas de apresentação nas três noites de festival.

Adelson ressalta que essa é a oportunidade de se trabalhar de forma paralela entre a equipe artística e os compositores. “Tenho certeza que o tema vai agradar os torcedores, os sócios e todos aqueles que gostam do nosso boi. Com a apresentação do tema nesta sexta teremos mais tempo de pensar um boi bonito, criativo e a ponto de conquistar mais um título no festival de Parintins”, comenta.

A sugestão do tema foi da Comissão de Artes e acatado pela diretoria que também recebeu várias propostas do setor de criação do bumbá. “Assim como fomos criteriosos com a execução do projeto artístico de 2015 vamos trabalhar para superar em termos de criatividade para agradar toda a galera vermelha e branca”, assegurou o coordenador da Comissão de Artes Roberto Reis. 

O Boi Caprichoso, que sagrou-se Campeão dos 50 anos de Festival Folclórico de Parintins, anunciará seu tema no sábado, 05 de setembro, a confirmação se deu através da fã page oficial do touro negro, por enquanto tudo é mistério assim como sugere a página até o dia do lançamento teremos muito “suspense”.  A boa notícia para as duas nações é que a temporada bovina 2016 já se inicia com o anúncio do tema de Garantido e Caprichoso.

 

Sócios aprovam prestação de contas do Boi-Bumbá Caprichoso 2014-2015

 

23 de Setembro de 2015

 

As contas da Associação Folclórica Boi-Bumbá Caprichoso foram aprovadas por unanimidade, do exercício de 31 de agosto de 2014 a 31 de agosto, referente ao segundo ano de mandado da gestão de Joilto Azêdo e Rossy Amoêdo. A Assembleia de Prestação de Contas ocorreu na noite desta terça-feira, 22, no Clube Caprichoso. O Conselho Fiscal, diante do resultado de auditoria interna feita pela Souza Auditores Independentes, deu parecer favorável pela aprovação das contas.

Desde o início da gestão do presidente Joilto Azêdo, em 2013, as contas do Boi-Bumbá Caprichoso passam por análise de auditoria para transparência administrativa. Ainda no início da assembleia, os sócios presentes assistiram a um vídeo institucional sobre a vitória do Caprichoso nos 50 anos do Festival Folclórico de Parintins. Na abertura da assembleia, Joilto Azêdo ressaltou o trabalho para a conquista do título do jubileu de ouro do festival.

Ainda durante o discurso aos sócios, o presidente do Caprichoso pediu que as próximas diretorias do boi possam contratar auditorias para transparência nas contas do bumbá. Ao longo da assembleia, o auditor independente, Flávio Andrade de Souza, apresentou balanço das receitas e despesas da associação folclórica. Conforme a demonstração contábil e patrimonial, a receita efetiva do Caprichoso em 2015 é de R$ 8.543.443,28.

Após a explicação feita pelo auditor, o presidente do Conselho Fiscal do Caprichoso, Ray Viana, ao ler o parecer da análise das contas, destacou a seriedade e a transparência da diretoria do boi. “Foi um trabalho digno de nossa aprovação”, decretou. Depois da exposição de demonstração contábil e patrimonial, os sócios tiveram oportunidade de fazer perguntas aos membros da diretoria. O sócio Tiago Benoliel fez questão de reconhecer o trabalho da gestão de Joilto Azêdo que resultou em um boi campeão.

O presidente do Caprichoso enalteceu o processo administrativo realizado de 2014 para 2015. “Desde o ano passado fazemos esse trabalho com auditoria. Todos os recursos entram na conta do Caprichoso. As diretorias precisam sempre pensar alto e resolver os problemas para que o boi não fique inadimplente. Temos conseguido isso com apoio da diretoria, dos sócios e dos patrocinadores. Nosso empenho será muito maior para o Caprichoso voltar a ser bicampeão”, assegurou Joilto Azêdo.

Para o presidente do Conselho Fiscal, Ray Viana, a seriedade e a transparência são importantes dentro de toda movimentação financeira. “O resultado é esse, aprovação com certeza. Nós verificamos e sabemos que foi um trabalho muito minucioso. É muito difícil fazer prestação de contas de um boi, porque os recursos são previstos para um período e chegam em outros. Graças a auditoria desde 2014 o associado tem satisfação e o presidente tem essa folga para trabalhar, sem ser pressionado por ninguém”, avaliou. 

Fonte: Assessoria de Imprensa

 

David Assayag é homenageado na ALE com a Medalha Ruy Araújo

 

25 de Setembro de 2015

 

 

Conhecido internacionalmente como uma das mais belas vozes da Amazônia, o cantor David Assayag, levantador de toadas do Boi Bumbá Caprichoso, foi homenageado hoje (24) na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), onde recebeu a Medalha Ruy Araújo, a maior Comenda concedida pela Casa. O autor da homenagem foi o deputado Sabá Reis (PR). A sessão especial de homenagem lotou o plenário e a galeria da Casa.

"Sei que muita gente questiona esse tipo de solenidade, mas por nossa iniciativa esta Casa concede sua maior comenda a essa pessoa que entendo ser merecedora dessa distinção. Tomei essa iniciativa por conta da importância que tem o Festival de Parintins e do que essa cultura representa para o Amazonas e para o Brasil”, afirmou Sabá.

De acordo com Sabá Reis, a comenda que David Assayag recebe é concedida por merecimento pelos relevantes serviços prestados à cultura do Amazonas, em especial, como "embaixador" da cultura popular amazonense.

O ex-deputado Tony Medeiros, amo do Boi Garantido, e o cantor e compositor Chico da Silva interpretaram a toada Vermelho, eternizada na voz de David Assayag, e agitaram os convidados.

Além de autoridades, estiveram presentes na sessão especial a torcida oficial “Raça Azul” e “FAB”, o vice-presidente da boi, Rossy Amoedo, o cantor Zezinho Correa, ex-cunhã-porangas Daniela Assayag e Jeanne Benoliel dentre outros convidados.

Biografia

David começou sua carreira em 1984, como vocalista da banda Raízes da Terra e, em 1986, gravou um CD do Caprichoso juntamente com Arlindo Junior.

A partir de então, seguiu a carreira de cantor, sempre ligada ao Festival de Parintins. Por muitos anos, ele foi levantador do Boi Garantido.

O deputado destacou ainda que David Assayag foi um dos fundadores do grupo Canto da Mata, uma das maiores bandas de Boi Bumbá, que em abril deste ano completou 21 anos de sucesso. Segundo ele, a competência musical de David transcende as cores.

Em 1997, David Assayag recebeu das mãos do então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, a comenda de Honra ao Mérito Cultural pela sua contribuição em defesa de nossa cultura popular amazônica

*Com informações da assessoria de imprensa

bottom of page